- Área: 300 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Estudiograma
-
Fabricantes: Florense, Portobello
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência de 300 m² está orientada no formato norte/sul, sendo quartos, sala e cozinhas (ambientes de uso contínuo) voltadas ao norte. Nesta fachada grandes panos de vidro e sacadas garantem iluminação ideal e contínua. Hall, garagem, serviços e escritório (ambientes de uso limitado) voltados à orientação sul. Nestes espaços poucas aberturas garantem mínima perda de calor.
A volumetria do projeto está baseada em seis grandes planos estruturais no sentido norte/sul. Entre os planos caixilhos de alumínio criam um aspecto de leveza e efeitos de sombra, luz e vento. No sentido leste/oeste introduzimos um plano em madeira para se diferenciar das outras linhas estruturais.
Os seis planos criam três grandes volumes sendo que o acesso principal fica no volume mais alto, da esquerda de quem adentra a casa, criando uma hierarquia entre os volumes que define a entrada. O escritório, nesta vista sul, avança quatro metros em balanço. Na vista norte, fundos do terreno, os planos e volumes não possuem hierarquia entre si.
No escritório, vista sul, o elemento que se diferencia são os cobogós de concreto aparente. Estes foram inseridos para garantirem uma proteção visual ao escritório além de serem elementos tradicionais da arquitetura modernista brasileira. Um pequeno rasgo garante as visuais para a área externa.
A garagem e estúdio de música foram locados no subsolo. Assim, o térreo pode ficar aberto como um grande salão conectando estar, jantar, cozinha e churrasqueira. Em frente ao jantar foi posicionada a piscina, externa e parcialmente coberta.